Imagem capa - Nós somos os narradores dessa grande história por Aline Evelin
Narrativas

Nós somos os narradores dessa grande história

Como comentei anteriormente, estou trazendo as postagens das Matérias que escrevi lá para o Blog Wedding para esse local tão especial para mim! 

Como diz Austin Kleon, em seu livro Mostre o seu Trabalho "um blog é uma ferramenta ideal para transformar seu fluxo em estoque: um pequeno post no blog não é nada por si só, porém milhares de posts durante uma década se tornam o trabalho de uma vida." 

Eu estou dando os meus primeiro passos!



 Foto: Nei Bernardes


Nós, os fotógrafos, editores e diagramadores formamos uma das partes mais importantes da composição de um casamento. 

Escolhemos qual a fração de segundo é a certa, escolhemos apresentar sorrisos, lágrimas, olhos arregalados, puxões de orelha e muito mais. 

Nos cabe a enorme responsabilidade de narrar um acontecimento para aqueles que estavam presentes na ocasião, e além disso, apresentar também para quem não esteve naquele dia, e vai acessar estes momentos daqui a vinte anos. 

Pensando nisso, acredito na força do conhecimento de narrar. Aplicado no cinema, nas novelas, no jornalismo nos discursa algumas aulas sobre como contextualizar. Quando ingressamos nesse campo percebemos a relevância de situar os expectadores dentro de um espaço.

Sabe aquela máxima: “uma imagem fala mais do que mil palavras”

Veja como em uma única fotografia se consegue discursar sobre a quantidade de personagens que fazem parte dessa história, e a quantidade de espaço que eles ocupam. 

Imagine em um casamento na mesma igreja da foto acima como seria bacana vermos inclusive os bancos vazios. 

Muitas vezes queremos omitir aquilo que não é tido como "belo", e com isso deixamos de mostrar características próprias daquele dia e daquele local. 


Outra faceta interessante é apresentar o espaço com toda a sua amplitude, como acontece nessa foto abaixo, que deixa de ter o propósito único de representar o casal em um ensaio fotográfico, mas que coloca os noivos dentro da imensidão do espaço que escolheram para fotografar (viajaram de longe inclusive para conhecer os Canyons de Cambará do Sul).




 Foto: Nei Bernardes


Observe como é interessante abaixo apresentar que os noivos estavam bem próximos, nesse caso, no mesmo hotel, horas antes de acontecer a cerimônia. E para isso só foi necessário a fotógrafa tomar um pouco de distância para, em um único clique, conseguir apresentar esse contexto.




 Foto: Beth Esquinatti


Este recurso também aparece na imagem abaixo que discursa sobre a locação escolhida para o casamento ao ar livre, de frente à um casarão antigo. 

Esta foto é bem aplicada no álbum como uma transição, agora apresentando um novo capítulo da história: local onde acontecerá a celebração.




Foto: Aline Evelin


O mais interessante é que pensar nesta variável da narrativa formada pelo espaço nos permite ainda mais ideias na hora de fotografar. A liberdade para transitar é uma das melhores coisas que temos estando com uma câmera na mão, podemos ser bem curiosos, e isso pra mim é diversão! 

Veja nesse exemplo abaixo outra fotografia. Essa desperta curiosidade, o local do casamento Ecoland Parque Hotel http://bit.ly/2oktOJ8 serve para o casamento, assim como de lazer para outras pessoas que por lá estão.




 Foto: Nei Bernardes



Para finalizar, gosto muito desse exemplo de fotos simples, mas que tem o poder de nos colocar como observadores, como o olhar chamado voyeur no cinema, de um personagem indefinido que espia uma cena que está acontecendo: uma criança que brinca dentro de um salão decorado.




 Foto: Beth Esquinatti


E então percebemos um senhor na foto abaixo na porta do mesmo salão telefonando, como se estivesse esperando alguma coisa ou alguém...




 Foto: Beth Esquinatti


E vemos a conexão que aqueles dois personagens tem, são avô e neta, vindo por uma estrada de chão. 

A menina está de chinelos de andar dentro de casa, ou seja, eles não devem caminhar muito até chegar ao seu destino (a casa da família fica praticamente em frente ao salão onde a festa irá acontecer).




 Foto: Beth Esquinatti



Nós devemos ser muito dinâmicos durante toda a cobertura fotográfica, para apresentar diferentes ângulos, distanciamentos e aproximações

Então, parafraseando o fotógrafo e amigo Robison Kunz: "muitas vezes estar perto é dar alguns passos para trás˜!


Se você gostou das dicas sobre espaço deixe um comentário aqui :D

Até a próxima...