Imagem capa - Os personagens que compõem a história de um casamento por Aline Evelin
Narrativas

Os personagens que compõem a história de um casamento

Bom dia galera!


Mais uma matéria que fiz lá para o Blog Wedding!



Foto: Nei Bernardes


Nos três textos passados que escrevi aqui para o blog, falei sobre narrativa – como contar uma história de casamento. E assim fomos percorrendo pelo enredo, que é composto de várias faces diferentes: o tempo (clima, passagem das horas, atmosfera), o espaço (apresentar onde as coisas acontecem, ser dinâmico), os personagens e o narrador (que ainda iremos explorar mais por aqui). Hoje trago os personagens que compõem uma história. Eles são essenciais para fazer conexões de sentido com o tempo e também com o espaço. Assim como em um filme ou uma novela, no casamento também existem os personagens principais e os coadjuvantes.

Quando fotografamos um casamento, obviamente os noivos são personagens principais. E as pessoas com as quais eles mais se relacionam durante aquele dia são os personagens coadjuvantes mais relevantes. Identificar a importância dos convidados para o casal pode ser uma tarefa difícil, porém muito necessária. Abaixo o noivo Rodrigo aparece com o pai e o sogro.




Foto: Nei Bernardes


Mas nem sempre os pais – que deveriam ser pessoas bem importantes dentro do contexto – acabam protagonizando. Algumas vezes eles ficam um pouco mais de lado. Nós sempre procuramos registrar eles também nesses casos. Estamos lá para fotografar o que está acontecendo, quem sabe seja um ponto de vista interessante.




Foto: Aline Evelin


Então só tome cuidado para não cair no óbvio, cada casamento tem as suas particularidades, procure um pouco ao redor, mas não deixe de fotografar aquilo que está bem à sua frente.




Foto: Nei Bernardes


Além disso, outra possibilidade é interpretar histórias que acontecem paralelamente à história principal.




Foto: Aline Evelin


Ainda mais quando temos uma mensagem para comunicar… Nesse caso em que estávamos fotografando os noivos após a cerimônia do casamento, percebi que uma família vinha com um carrinho de bebê. Quando olho para essa imagem penso numa conexão de presente e futuro do casal (espero que vocês também tenham imaginado isso).




Foto: Aline Evelin


Quando pensamos na variável “personagens” um dos elementos mais importantes para que outras pessoas compreendam a história que estamos narrando é apresentar o volume de convidados presentes. Isso é essencial. Percebam como ficaria pobre falar sobre um casamento que tinha 300 convidados e só mostrar os noivos!




Foto: Nei Bernardes


E, ao mesmo tempo, como é legal apresentar que esse casamento era um pouco mais íntimo…





Foto: Nei Bernardes


Algumas vezes fotos “muito simples” – só dar alguns passos para trás – podem significar muito dentro de um livro, tendo a força de aproximar o “leitor” ainda mais do que aconteceu.




Foto: Aline Evelin



E esse para mim é o maior poder que a fotografia tem. 

Falar sem ter legendas! 

No próximo texto vou falar sobre os narradores, que somos nós fotógrafos, e sobre ser imparcial! 

Até lá!